Um outro Método de cozinhar com muita cor, muito sabor e sempre sem carne e sem peixe.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Falafel

Para este falafel utilizei panko em substituição do pão ralado habitual, dica do meu aluno e amigo Dany. Fica mais leve, estaladiço e aromático, até porque a variedade que escolhi tinha especiarias misturadas. Fazendo pão ralado em casa pode também utilizar especiarias como piri-piri, óregãos e até mesmo sementes. 

Tempo: 40 min.

Ingredientes:
(PARA 5 PESSOAS)

1 cebola média 
5 dentes de alho
1 molho de coentros frescos
400 g de grão de bico
200 g de pão ralado
1 colher de chá de cominhos moídos 
1 colher de café de pimenta cayena
ovo
óleo para fritar

Preparação:
-Coloque o grão de bico de molho durante a noite anterior, tendo o cuidado de mudar várias vezes a água do mesmo, pelo menos 3 vezes, e então coza-o por 30-40 minutos.
-Enquanto o grão vai cozendo pique a cebola, o alho, e os coentros finamente, reservado-os.
-Assim que o grão tiver cozido, escorra-o bem, deite-o numa taça misturando com a cebola, alho, coentros, cominhos e pimenta cayena. 
-Com a varinha mágica passe tudo até obter um preparado homogéneo. 
-Para garantir a consistência das bolinhas de falafel adicione agora 6 colheres de sopa de pão ralado, enquanto continua a passar com a varinha mágica.
-Forme então com as mãos os falafel, dando-lhe o tamanho de uma bola de ping-pong. Passe-as no pão ralado, depois no ovo e novamente no pão ralado.
-Coloque o óleo no fundo de uma fritadeira, e assim que este ficar bem quente, disponha os falafel cerca de 3-5 minutos até ficar dourados. 
-Retire colocando sobre papel absorvente até a gordura remanescente desaparecer.
-Sirva em pão de pita, com molho de alho e delicie-se.

Nota: pode substituir a fritura nem sempre interessante do ponto de vista salutar, e levar o falafel diretamente ao forno, tendo o cuidado de ir virando para ficar dourado por inteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário