Um outro Método de cozinhar com muita cor, muito sabor e sempre sem carne e sem peixe.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Sugestão de Fim-de-Semana: Under a fig tree

A semana passada, no meu local de trabalho, fui presenteada com uma caixa de figos frescos, acabados de colher, envoltos nas suas belas e grandes folhas...começou oficialmente a época dos figos.  Naquele momento, um turbilhão de recordações preencheu o meu dia.

Engraçado o facto de contar pelos dedos de uma mão, as vezes que comi figos simples, e de ter de facto gostado de o fazer. No entanto, o fascínio que me prende a ele é forte e perene! Lembra-me os tempos de infância, numa aldeia nos arredores de Coimbra, do tempo em que se vindimava e que subia a uma figueira junto ao rio, para colher figos frescos, sumarentos, picados pelos pássaros atrevidos. O seu simples cheiro transporta-me para esses dias...dias frescos de final de verão!

A sua versatilidade é incrível. A sua densidade de sabor, textura, cor, inconfundível! Tanto pode ser usado num prato principal, numa sobremesa, num petisco! Como é um fruto de época bem marcada, gosto de o preservar e conservar para o resto do ano. Então, faço compota!

Compota de Figos e Avelãs

Tempo : 30 minutos

Dificuldade: Média

Ingredientes:

300 gr de figos
250 gr de açúcar
50gr avelãs

Preparação:
- lavar e desinfectar devidamente os frascos de vidro (pode faze-lo com água a ferver ou colocar no micro ondas durante no máximo um minuto). Dê preferência aos frascos com tampa de rosca.
-  lavar e cortar os figos em quartos, misturar com o açúcar  num tacho pequeno;
- deixar cozinhar em lume brando. A determinado momento, irá reparar que existe mais líquido no tacho, ela é proveniente da fruta.
- mexa regularmente, pelo menos de 5 em 5 minutos.
- ao final de 15/20 minutos vai reparar que a mistura engrossou ligeiramente e que já não existe tanto líquido.
- passe a mistura com a varinha mágica, deixando a mistura com mais ou menos pedaços, conforme o seu gosto. Coloque um pouco da mistura num prato e trace uma linha por entre a mistura, se a linha se unir, então a compota ainda não está no ponto correcto. Volte a colocar ao lume durante mais uns minutos.
- triture as avelãs grosseiramente, e adicione ao preparado.
- coloque a compota nos frascos, e vire-os com a tampa para baixo, de forma a ganhar vácuo e assim, fazer com que a sua compota dure mais tempo!

Agora é só deliciar-se, adicionando a compota ao pão, ás tostas, ao iogurte, ao requeijão...






Sem comentários:

Enviar um comentário