Um outro Método de cozinhar com muita cor, muito sabor e sempre sem carne e sem peixe.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Uma ida ao supermercado


A Pedido de uma aluna muito querida cá segue uma ida ao supermercado.
O início de uma alimentação rica e variada começa com uma escolha consciente na altura de comprar aquilo que iremos cozinhar. Hoje em dia temos muitas opções. Existem supermercados de produtos biológicos. Se possível prefira estes, que não contêm agro-tóxicos. Os mercados locais também têm uma boa variedade de produtos frescos, incluindo vegetais e frutas, fornecidos por pequenos lavradores. Se conseguir ter alguns produtos no jardim de casa ou em alguns vasos tanto melhor, dado que os limentos mantêm mais energia se forem consumidos imediatamente após a colheita.
Ao fazer as compras planeie a semana, antecipando necessidades a curto prazo. Não o faça porém para todo o mês pois irá perder a frescura e concomitantemente a energia de alguns alimentos.
Não vá ao supermercado com fome ou pressa. Se tiver pouca experiência planeie em casa algumas refeições e faça uma lista das refeições que planeia ter e das necessidades que terá de suprir.
Começando pela secção das frutas e dos vegetais: prefira produtos nacionais, menos expostos a longas permanências em armazéns ou acondicionados em transporte durante longos períodos. Escolha também cereais e leguminosas. As opções de leguminosas sem ser enlatadas, não contém tanto sal, tenha isso presente. Deixe os ovos e lácteos para o final e evite congelados, processados, enlatados ou frascos.
Escolha opções que lhe sejam sedutoras, seja pelas cores, pelo cheiro ou outro sentido. Lembre-se de escolher variedades para comer crus, mas também cozinhados. Tenha presente todas as alternativas: sopas, estufados, caril, pizzas, salteados, puré, tartes, quiches, rissóis, assados ou reduções. Seja criativo e inventivo. Não abra mão do paladar e explore as ervas aromáticas, as especiarias e a cozinha do mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário