Um outro Método de cozinhar com muita cor, muito sabor e sempre sem carne e sem peixe.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Chamuças de vegetais

As chamuças são deliciosos pastéis salgados, cujo recheio vai variando. Trata-se de mais um incrível legado da Índia para o mundo e que hoje em dia já se encontra bastante difundido na cozinha de fusão, ams sempre delicioso.

Tempo:
45 min.


Dificuldade:
Exigente

Ingredientes:
(PARA 4 PESSOAS)

Para o recheio:
- 3/4 batatas médias
- uma mão cheia de ervilhas
- 5 colheres das de sopa de azeite
- cominhos
- assafétida 
- caril
- pó de coentros
. garam masala
- sal
- 1 colher das de sopa de coentros frescos finamente picados
- 1 colher das de chá de gengibre fresco ralado

- 1 colher das de café de malagueta verde
- farinha
- água
- massa de chamuças 

Preparação:

- Lave para depois cozer as batatas com pele em água fervente durante pelo menos 15 minutos. Deixe arrefecer e depois pele as batatas, cortando-as em pequenos cubos.
- Disponha então numa panela com um pouco de azeite no fundo, as batatas e adicione as ervilhas também. Coloque-as em lume brando
- Acrescente então os cominhos, a assafétida, o caril, o pó de coentros, o garam masala, bem como o sal. Envolva bem, mas atenção para as batatas não se desfazerem.
- Finalmente pique os coentros, rale o gengibre sem casca e adicione a malagueta.
- Havendo soluções que tornem a cozinha algo mais simples opto sempre por essas. Por isso mesmo, escolho a massa que já vem estendida.
- Corte a massa num formato trapezoidal. Coloque uam colher das de sopa sobre uma das pontas e então vão dobrando a chamuça várias veres sobre ela própria até obter um triângulo.
- Crie então uma mistura da farinha com água morna e reserve. Molhe os dedos e unte a ultima camada de massa entre elas.
- Pode fritar em óleo, ou como eu prefiro: colocar num tabuleiro e pincelar levemente com óleo de côco, ficando mais saudável e igualmente excelente.

- Sriva como aperitivo ou prato principal. Duma forma ou de outra é sempre excelente!

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário